terça-feira, 23 de outubro de 2012

Pirâmide

Pirâmide 



Classificação


 Uma pirâmide é dita regular quando sua base é um polígono regular e a projeção ortogonal do
vértice coincide com o centro da base. As pirâmides são classificadas de acordo com o número de lados dos polígonos da base:






h = Altura da pirâmide
L = Aresta lateral
l = Aresta da base
a = Apótema da base
A = Apótema da pirâmide


Nomenclaturas






  Numa pirâmide regular, convém destacar: O polígono da base é regular, de lado l, e, portanto, inscritível numa circunferência de raio OA = R, chamado raio da base. O apótema do polígono regular da base é chamado apótema da base e sua medida será indicada por mAs arestas laterais são congruentes e sua medida será indicada por aAs faces laterais são triângulos isósceles congruentes. A altura de uma face lateral (é a altura relativa à base de um triângulo isósceles) é chamada apótema da pirâmide e sua medida será indicada por g.


Área Total e Volume 



• Caso particular (tetraedro regular)

É toda pirâmide triangular que possui todas as arestas congruentes.











Tronco de Pirâmide

 Quando um plano intercepta todas as arestas de uma pirâmide, paralelamente à base, formam-se outros dois sólidos geométricos: uma nova pirâmide e um tronco de pirâmide.







Faremos o estudo do tronco de pirâmide e seus elementos, área total e volume. O tronco de pirâmide é a parte da figura com arestas destacadas em azul.

Cálculo da área total do tronco de Pirâmide.


Observe que o tronco de pirâmide é composto por duas bases (base maior e base menor) e as faces laterais. Sua área total é dada pela soma das áreas das bases e das faces laterais. Ou seja:

A= A+ Ab+ AL

Onde

AT → é a área total.
AB → é a área da base maior.
Ab → é a área da base menor.
AL → é a área lateral.

Note que as faces laterais de qualquer tronco de pirâmide são formadas por trapézios isósceles congruentes.


Cálculo do volume do tronco de Pirâmide.


O volume do tronco de pirâmide é dado em função das áreas das bases e da altura h. A fórmula para o cálculo do volume de um tronco de pirâmide qualquer é a seguinte:


Onde

h → é a altura do tronco de pirâmide.
AB → é a área da base maior.
Ab → é a área da base menor.

Vejamos alguns exemplos para melhor compreensão.

Exemplo 1. Uma pirâmide de base quadrangular é seccionada por um plano paralelo à sua base, a uma altura de 6 cm, produzindo um tronco. Sabendo que a base maior é um quadrado de lado com medida de 8 cm e que a base menor do tronco formado é um quadrado de lado com medida de 3 cm, calcule seu volume.

Solução: Para calcular o volume do tronco de pirâmide é necessário calcular, antes, as áreas das bases maior e menor. Como as bases são quadrados, temos que:

A= L= 8= 64
A= l2=3= 9
Também sabemos que a altura do tronco é 6 cm, pois é a altura em que o plano intercepta todas as arestas da pirâmide.
Assim, o volume do tronco da pirâmide será:



Exemplo 2. Um frasco de perfume apresenta o formato de um tronco de pirâmide de base quadrada. Se a altura do frasco é de 5 cm, o lado da base menor mede 2 cm e o da base maior 6 cm, calcule a capacidade desse frasco.

Solução: Sabemos que o frasco tem o formato de um tronco de pirâmide de base quadrada de altura 5 cm. Vamos calcular a área das bases desse tronco para determinar o valor do volume.

AB= L= 6= 36
Ab= l= 2= 4

Assim, o volume será dado por:



Nenhum comentário:

Postar um comentário